domingo, 17 de outubro de 2010

Mãe Estella D'ososse, ( Iya Odé Kayode)

Semanalmente, traremos aqui neste Blogger, a Biografia de uma personalidade do Candomblé, que faz a diferença na história.


Mãe Stella2.jpg  
Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, Iya Odé Kayode,
(Nascida em Salvador, 2 de maio de 1925) é a Iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá.

Biografia

É a quarta filha de Esmeraldo Antigno dos Santos e Thomázia de Azevedo Santos e irmã da bibliotecária aposentada Milta de Azevedo Santos, Adriano de Azevedo Santos, José de Azevedo Santos e dos falecidos Corintha e Belanísia de Azevedo Santos. Órfã em tenra idade, foi adotada pela irmã de sua mãe Dona Archanja de Azevedo Fernandes, esposa do tabelião e proprietário de cartório José Carlos Fernandes.
É a Iyalorixá do Candomblé, uma das religiões afro-brasileiras. Foi iniciada por Mãe Senhora em 1939 e tomou posse como Iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá por morte de Mãe Ondina de Oxalá. É a quinta sacerdotisa do Candomblé de São Gonçalo do Retiro, dirigindo o Opó Afonjá desde o dia 11 de junho de 1976.
Mãe Stella estudou no tradicional colégio baiano Nossa Senhora Auxiliadora, dirigido pela professora soteropolitana D. Anfrísia Santiago. É enfermeira aposentada (funcionária pública estadual) formada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Saúde Pública. Exerceu a profissão por mais de trinta anos.
Notabilizou-se por ser a primeira iyalorixá de um terreiro tradicional a combater o sincretismo religioso com a Igreja Católica.[1]
Em 1980 fundou o Museu Ohun Lailai: o primeiro de um terreiro de candomblé, auxiliada pela psicóloga Vera Felicidade de Almeida Campos, a Oni Kowê do Opô Afonjá. É a presidente emérita do Instituto Alaiandê Xirê, de quem fora a presidente fundadora.
Sacerdotisa de vanguarda é respeitada por suas idéias no longo do território nacional e muitos outros países. Tem proferido palestras e participado de seminários em diferentes partes do Brasil e do mundo.

Prêmios

  • Em 2010, recebeu das mãos da vereadora Olívia Santana uma placa pelo centenário do terreiro Opó Afonjá ao lado do ministro da Cultura, Juca Ferreira e do sevretário estadual da Cultura, Márcio Meirelles, no Plenário da Câmara de Salvador, Bahia. (fontes: Diário Oficial do Legislativo, 15 de Julho de 2010.)

Publicações

Em 2006, entre abril a junho, por ocasião dos trinta anos de sumo-sacerdócio de Mãe Stella, o Jornal A Tarde de Salvador publicou nove crônicas da escritora Cléo Martins, a Agbeni Xangô do Opô Afonjá.

Livros

  • "E Dai Aconteceu o Encanto", Stella Azevedo e Cléo Martins, sua filha-de-santo e a primeira Agbeni Xangô do Axé Opô Afonjá]], Edição das Autoras, Salvador, 1988
  • "Meu Tempo é Agora ", Maria Stella de Azevedo Santos, Editora Oduduwa, São Paulo, 1993
  • "Lineamentos da Religião dos Orixás- Memória de ternura"- Cléo Martins,2004; participação especial de Mâe Stella - Alaiandê Xirê- ISBN 8590467813.
  • "Òsósi - O Caçador de Alegrias", Mãe Stella de Òsósi, Secretaria da Cultura e Turismo, Salvador, 2006
  • "Owé - Provérbios" - Salvador - 2007.
  • "Epé Laiyé- terra viva", conta a história de uma árvore que ganha pernas e vai lutar pela construção de um mundo que respeita o meio-ambiente. Em sua trajetória o personagem ganha ajuda do orixá Ossain, divindade que domina o conhecimento sobre o mundo vegetal. Salvador - 2009.
  • Mãe Stella foi homenageada com a obra "Perfil de uma liderança religiosa", de Vera Felicidade de Almeida Campos (Zahar, RJ)
  • Mãe Stella tem assinado muitos prefácios de diferentes livros e também contribuido com artigos para diferentes jornais, a exemplo de A TARDE (ba) e Jornal do Brasil (RJ), alguns em co-autoria com a escritora Cléo Martins.

Um comentário: